Fala, bebê! Todo mundo que possui um negócio, com certeza quer vender mais. Para isso, é preciso estar por dentro do que acontece, ter objetivos claros e muito foco para conseguir atingir as metas. Neste artigo, você encontra algumas dicas indispensáveis que se colocadas em prática, será um sucesso! 

Então vamos nessa, meu anjo sem asas.

1) FIQUE DE OLHO NO SEU PÚBLICO:

Esteja sempre atento ao comportamento do seu público, pode stalkear à vontade, procurando por oportunidades para oferecer um novo produto ou serviço melhor, pois os desejos e necessidades dos clientes se modificam a cada dia.

Como fazer isso?

Já ouviu falar em NPS (Net Promotion Score)? Se não, vamos te contar um pouco como funciona. 

O NPS é utilizado para medir o nível de satisfação do cliente. Esse método pode ser aplicado, por exemplo, no momento da compra, depois de um atendimento ou após a resolução de algum problema. 

Funciona assim, após terminar alguma atividade, venda ou resolução de um problema, você irá pedir para o cliente avaliar como foi a experiência dele, podendo ser em forma de emojis (cuidado com esse emoji 💩), estrelas ou nota. 

Entenda o que cada nota quer dizer: de 0 a 6 é um cliente detrator; 7 a 8, neutro e 9 a 10, um promotor. O que significa cada um:

  • Detrator: aquele que não teve uma boa experiência e por isso não indica a empresa;
  • Neutro: pra ele tanto faz como tanto fez;
  • Promotor: o fã da empresa, marca ou produto. (Esse divulga até para ex-namorada(o).

Para cada categoria de cliente (detrator, neutro e promotor), você deverá tomar alguma atitude, como por exemplo, converter um cliente detrator, para subir de nível, e assim, sucessivamente. 

Se o cliente é um promotor, você deve direcionar algumas estratégias para fazer com que ele divulgue sua empresa para outras pessoas. Você pode fazer isso, por exemplo, dando um cupom de desconto especial para ele e um amigo. Resumindo, deve proporcionar alguma vantagem, pois as chances de ocorrer a divulgação boca a boca são enormes e isso promoverá a sua empresa de forma orgânica, aumentando a visibilidade e, consequentemente, o faturamento. 

Com os clientes detratores e neutros, é interessante também entrar em contato para receber o feedback sobre a experiência, a fim de melhorar os serviços e atendimento. Muitas empresas focam apenas nos promotores, porém, sabemos que uma experiência negativa será mais propagada do que uma positiva, pois isso é normal do comportamento humano.

2) Roube como um artista:

A história do Iphone:

O Iphone da Apple foi um divisor de águas, se tratando de inovação. Porém, o que Steve Jobs fez foi juntar um monte de tecnologias já existentes em um único dispositivo. Simples, mas genial, não é mesmo?!

A estratégia dele foi a da “combinatividade”. Ele misturou e transformou um simples aparelho celular, que na época era utilizado apenas para fazer ligações e mandar mensagens sms, em um microcomputador, mudando completamente nossa história. (momento curiosidade: você sabia que o poder computacional dos nossos smartphones são maiores do que o computador da Apollo 11, espaçonave que levou os primeiros astronautas à lua em 1969?)

Com o Iphone, é possível tirar fotos, ouvir músicas, assistir vídeos em tela colorida, jogar uma variedade de jogos e muito mais. Jobs tornou possível acessar uma “web page” pelo celular (me senti um dinossauro agora falando isso).

A lição que fica dessa estratégia é: aprenda com outras empresas, sejam elas do seu nicho ou de qualquer outro, perceba os erros e acertos cometidos por eles, misture com sua realidade, inverta, renove e converta. 

Não faça plágio, apenas utilize como referência para fazer o seu projeto. Se eu falar “diferença” ou “discrepância“, estarei dizendo a mesma coisa, só um pouco mais “refinado”, certo?! 

Sacou então o que estamos querendo dizer? Inspire-se e descomplique 😉

Tem um livro sensacional que desvenda essa estratégia chamado Roube Como um Artista, segue o link: https://amzn.to/2Qij3Je

3) Enxugue não só os pratos, mas também as contas:

Quando você for executar alguma divulgação, compra ou contratação, faça uma análise racional, a fim de verificar se realmente será necessário investir dinheiro e tempo naquilo. 

Jamais aja por impulso, pois uma decisão errada pode causar muita dor de cabeça ou até mesmo matar a sua empresa. Pense simples, opte pelas estratégias mais fáceis e baratas de serem executadas, procure ajuda de familiares, amigos e amigos dos amigos, pois com esse networking, você pode economizar, ou até mesmo obter uma ajuda grátis que fará muita diferença.

Também possui alguns livros incríveis sobre esse assunto, seguem os links:

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4) Enxugou os pratos, agora é hora de contar quantos estão limpos:

Após a realização de uma nova ação, é importante medir tudo que for possível. Me refiro, por exemplo, a captação de dados. 

Vamos supor que você decidiu fazer uma promoção, baixando o preço de determinado produto. Seu dever agora será verificar se houve aumento nas vendas daquele produto, quanto tempo demorou para o público reagir ao novo preço, qual é a média de idade dos que mais compraram e qual o canal de divulgação trouxe mais clientes. 

Se você quer se aprofundar nesse assunto, pode ler algum livros:

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Link para artigo Growth: ….

5) Por último, o mais importante: estude, estude, estude e estude mais.

Aprenda algo novo todos os dias. O maior diferencial entre você e seu concorrente é o conhecimento e execução. Desenvolver novas habilidades pode parecer difícil no início, mas com dedicação, se tornarão cada vez mais frequentes. E isso, com certeza será a principal ferramenta para você avançar e atingir seus objetivos. 

Estar atualizado com as novas técnicas e tendências é primordial para que seu business (negócio) também se mantenha atualizado e não se torne obsoleto.

Se você leu o texto até aqui, isso já é um excelente sinal. Portanto, continue estudando e evoluindo. 

Deixo aqui nosso agradecimento por ter lido esse conteúdo que foi feito com muito carinho. 

Boa sorte na sua caminhada e conte conosco.

Para evoluir exponencialmente, seguem abaixo os links dos livros indicados por nós:

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Categorias: Vendas

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